8 de jan de 2014

Cinco passos para se tornar um líder de sucesso




Há mais de 30 anos no mercado de gestão de projetos, o norte-americano Paul Dinsmore é considerado o coach mais experiente em atuação no Brasil. Ele já capacitou dezenas de executivos de áreas diversas, como engenharia, construção, saúde, seguro e comércio. Para Paul, após alcançar cargos de liderança, os executivos precisam se preparar para mantê-los. “Líderes também precisam ser treinados e assistidos, inclusive para poder formar seus sucessores”, afirma.
Paul Dinsmore listou cinco passos que considera essenciais para os novos líderes se aperfeiçoarem e firmarem no cargo.
1 º passo – Estude, estude e estude
“O bom líder nunca deve parar de estudar. Cursos de MBA e especialização não apenas no segmento de expertise, mas também em áreas mais amplas, como gestão de pessoas, por exemplo, são um dever e fundamentais para formação de uma boa liderança.”
2º passo – Se conhecer (e ser honesto com essa autoavaliação)
Saber como é o próprio perfil é fundamental. O bom líder precisa conhecer os próprios gostos, afinidades e qualidades, mas acima de tudo os próprios defeitos. Esse autoconhecimento é fundamental para que as decisões tomadas sejam cada vez mais maduras.
3º passo - Dê o exemplo
“Todo líder deve dar o exemplo, pois é através dele que sua liderança será exercida.” Manter-se presente, cumprir horário e ser coerente nas decisões fará com que os colaboradores enxerguem seus líderes como exemplos a serem seguidos.
4º passo – Eleja um mentor
A orientação de um profissional experiente pode ser determinante no processo de aperfeiçoamento. “Eleja um mentor ou um coach para auxiliar em questões técnicas, como gestão de recursos e planejamento, e comportamentais. A troca de experiências entre líderes é muito importante para o amadurecimento profissional.”
5º passo - Autogestão

Um líder precisa saber qual caminho está seguindo e aonde quer chegar. Por isso, é importante traçar metodologias e estratégias para a própria carreira. Só assim, poderá saber o que quer e auxiliar na formação de sucessores e novos talentos. Para isso, contar com ajuda profissional é de extrema importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário