7 de abr de 2013

Problemas no abastecimento de água está com os dias contados


De acordo com previsões do SAAEP até o próximo mês
toda a cidade receberá água sem interrupção


 Uma obra feita para durar, com tubulação mais ampla com capacidade de vazão suficiente à quantidade de água necessária para abastecer a maioria dos quase 60 bairros de Parauapebas.
“É um material de qualidade muito superior, capaz de resistir a várias décadas sem danificar nem por em risco a qualidade da água”, garante Gustavo Borges, engenheiro diretor da empresa executora da obra.
Trata-se da substituição da antiga adutora por não mais resistir a pressão da água e ter tubulação inferior ao necessário para a realidade do abastecimento da cidade.
Gesmar Costa, diretor do SAAEP (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas) detalhou que o transtorno para a população foi inevitável, tendo que lidar com o racionamento parcial de água, e os moradores do entorno da obra com a terra resultado da escavação feita para implantar o novo sistema.
Mas na madrugada de domingo, 7, a obra foi concluída, e a partir das 12hs do mesmo dia a água voltou a jorrar na nova adutora em fase de testes e, de acordo com previsão dada pelo diretor da Autarquia, até quarta-feira,10, o fornecimento de água será reestabelecido.   Quanto a remoção do material e pavimentação asfáltica será feita nos próximos dias pela SEMOB (Secretaria Municipal de Obras).
Mudanças – A antiga adutora, agora totalmente desativada, era de fibra de vidro; com duração inferior e riscos de infiltração de material contaminado.
A atual Adutora é de ferro fundido com revestimento de borracha e interior de material cerâmico, com duração de aproximadamente de 20 anos.
Com a construção da nova adutora os bairros Cidade Nova, Rio Verde, Liberdade I e II, Da Paz e Guanabara deixarão para trás o tempo de interrupção no fornecimento ou falta de água.
“Estamos operando ainda só com uma estação de tratamento-ETA I, mas até o final deste mês, Abril, a ETA II entrará em funcionamento”, planeja Gesmar, detalhando que uma caixa de carga de água está sendo construída e, ainda segundo ele, até o dia 10 de Maio toda a cidade estará recebendo água sem interrupção.  Até lá, conforme informou o SAAEP, o abastecimento de parte de água em parte da cidade continua sendo feita com caminhões pipas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário