17 de nov de 2012

Eleição Municipal deixa O poder de cara nova



As eleições municipais na área de influencia da Vale resultou em uma nova para os poderes Executivo e Legislativo. Eleitos três novos prefeitos e apenas um reeleito,os quatro municípios, Eldorado do Carajas, Curionópolis, Parauapebas e Canaã dos Carajás, poderão, com as novas gestões, iniciar um novo capítulo da administração pública.
Eldorado do Carajás, elegeu Divino do Posto (PPS), com 34,28%,um total de 4.925 votos. O prefeito eleito, concorreu pela terceira vez e teve entre seus adversários o atual prefeito, Genival Diniz (PT), que ficou em terceiro lugar, obtendo apenas 28,91%, o que totalizou 4.154 votos.
Célio Boiadeiro (PDT), mesmo sendo um adversário estreante na política, levou 32,51% dos votos válidos .
Ernandes da Farmácia (PSC), apesar de veterano n política teve um fraco resultado na preferência do eleitorado com apenas 3,48%.
A candidata do PSOL, Vaniele Barbosa, teve apenas 0,81%  dos votos válidos.
Em Curionopolis apenas dois candidatos disputaram a cadeira do executivo; o atual prefeito, Wenderson Chamon (PMDB), derrotou com 61,46%, Adonei Aguiar (DEM) que obteve apenas 38,54% dos votos.
Em Parauapebas o candidato do atual prefeito, José Coutinho (PT) perdeu as eleições, tirando apenas 33.02%,totalizando 29.090.
O vencedor Valmir da Integral (PSD), obteve 55.71% da preferência doseleitores, o que representa 49.080 votos.
Os demais candidatos que concorreram a chefia do poder executivo de Parauapebas foram:
Chico das Cortinas (PRP), 5.58%, 4.918 votos;
Adelson Fernandes (PDT), 3.69%, 3.247 votos;
Rui Vassorinha (PRB), 1.03%, 910 votos;
Zezinho do PSOL, 0.97%, 852 votos.
Em Canaã dos Carajás, sete foram os candidatos a prefeito, mas o vencedor com 58,08% dos votos, um total de 10.915 votos, foi Jeová Andrade (PMDB).
Seus adversários foram:
Dra. Marilda Natal (PPS), 21,65%, 4.069 votos;
Valdemar da Pavinorte (PSDB), 17,63%, 3.313 votos;
Maia do Loteamento (PRB), 1,79%, 336 votos;
Osni da Visatec (Psol), 0,54%, 102 votos;
Anísio Oliveira (PTdoB), 0,22%, 41 votos;
Dr. Itamar Silva (PTB), 0,09%, 16 votos.
Tão logo passou o período eleitoral, os quatro prefeitos eleitos falaram de seus projetos para suas respectivas gestões. Wenderson Chamon (PMDB), Valmir da Integral (PSD), Jeová Andrade (PMDB); e Divino do Posto (PPS) participaram de uma mesa redonda em um programa de Rádio.

Wenderson Chamon, afirmou que em seu primeiro mandato, que termina em dezembro, o lema era “Governo do trabalho” e que esse lema será mantido também no segundo mandato. O prefeito reeleito afirmou que dará prioridade à Vila de Serra Pelada com obras e implantação de serviços que certamente provocarão um grande avanço na qualidade de vida dos moradores daquela região.
Chamon anunciou que pretende marcar uma reunião com o presidente da mineradora Vale, com a participação dos prefeitos eleitos de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás, além dele, para propor à empresa uma parceria no sentido de criar um Centro Universitário, com faculdades e escolas técnicas para formação profissional de jovens da região.
Segundo o prefeito reeleito, não faz sentido que os postos de trabalho ofertados pelas empresas que se instalam na região sejam preenchidos por pessoas de fora, em virtude da baixa qualificação profissional que hoje se apresenta nos municípios detentores de min.
“Precisamos unir nossas forças, independentemente do partido a que pertencemos, para que esse pólo educacional seja criado em parceria com a Vale e mantido financeiramente pelas quatro prefeituras”, defendeu Chamonzinho.
Valmir da Integral, prefeito eleito de Parauapebas, afirmou que, tão logo assuma o governo, dará prioridade a tudo que esteja em desarmonia no município e traçará um planejamento a médio e longo prazo, buscando priorizar as áreas de educação, trânsito, água e saúde.
Valmir admitiu que administrar um município como Parauapebas, que tem crescimento acima da média brasileira, é um grande desafio para os gestores, mas o desafio será enfrentado por ele, com apoio dos munícipes, possibilitando bem-estar para toda a população que escolheu a cidade para morar e produzir.
Durante a mesa redonda, Valmir da Integral lembrou que a campanha acabou e que agora era hora de políticos, empresários e a população colaborar para que a cidade de Parauapebas seja bem desenvolvida.
Já o prefeito eleito de Eldorado do Carajás, Divino do Posto, considerando Eldorado como um “primo pobre” dos municípios vizinhos, afirmou que pretende dar prioridade à criação da Comarca de Eldorado do Carajás, pois, sem este órgão, a população e órgãos públicos ficam obrigados a resolver as demandas judiciais do município em Parauapebas e Curionópolis.
O prefeito eleito de Eldorado do Carajás prometeu envidar esforços para levar ao município agências bancárias e outros serviços essenciais, serviços estes que o povo de Eldorado busca também em Parauapebas e Curionópolis. Emergencialmente, o prefeito eleito disse que criará uma patrulha mecânica para resolver as principais demandas e que fará um planejamento para longo prazo para o município.
Jeová Andrade, prefeito eleito de Canaã dos Carajás, anunciou que nos 100 primeiros dias de seu governo o objetivo é tirar o município do vermelho. Segundo Jeová Andrade, Canaã apresenta hoje uma inadimplência de aproximadamente 25 milhões de reais e não se pode governar com credores a todo o momento na prefeitura cobrando do prefeito. Além disso, o município está inadimplente com os impostos federais e isso o impede de captar recursos a nível federal para a implantação dos projetos.
Jeová afirmou ainda que priorizará as reformas dos prédios públicos, já que os mesmos se encontram em situação de miséria, e que planejará Canaã para daqui a 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário